Desde que comecei a escrever o Blog Bem Pensado, tenho me dedicado a trazer reflexões que empoderam o Ser humano diante de todas as confusões que tem se apresentado em nossas vidas.
Ainda que tudo esteja ruim, parece que sempre o ponto determinante são as escolhas que cada um faz em sua própria vida, bem como as ações que implementa diante de sua realidade.
Na última semana, ficou claro que se não estabelecermos hábitos saudáveis e deixarmos para trás aquilo que nos pesa, voltaremos sempre a “estaca zero” sentindo a frustração de não sair do lugar.
Esta semana, começamos aprendendo que algo tão simples como o nosso sono, se não for bem cuidado, pode bagunçar toda nossa vida desde o corpo físico até nossas emoções, gerando irritação e ansiedade.
Notem que mesmo diante de profissionais distintos, com focos diferentes, nossas emoções são sempre o tema comum quando algo desanda. E de verdade, parece que tudo se resume a elas, não é mesmo?
Queremos ser felizes, amados, reconhecidos, queremos e queremos tudo que possamos obter: “querer é poder” assim dizia o ditado. Mas poder não significa conseguir. Para isso é preciso preencher o espaço da intenção até o resultado por meio da ação.
Exatamente neste meio é que entram nossas emoções. Quando estamos motivados, felizes, satisfeitos, levamos adiante nosso intento e aceleramos nossas realizações. Quando estamos chateados, tristes, frustrados, nos afundamos e caminhamos em círculo, sem destino ou direção.
De verdade, não fomos ensinados a lidar com nossas emoções, e está tudo bem. O caminho da evolução passa por reconhecer nossas fragilidades e com olhar carinhoso começar a trata-las.
Certa vez escutei que nossos sentimentos são como um turbo, e qualquer que seja a direção ele há de acelerar. Por isso é importante não nos definirmos por nossas emoções. Aqueles que não sentem, perdem o aprendizado que elas trazem. Aqueles que sentem demais, são dominados pelo instinto e perdem a racionalidade.
Reagindo de forma inconsciente, acabamos por afastar quem amamos, nos isolando e excedendo. Infelizmente não existe resultado positivo vindo de ações negativas.
Texto originalmente publicado em: https://www.folhavitoria.com.br/geral/blogs/bem-pensado/2020/07/01/pare-de-ser-refem/