Não dá mais pra viver esse ciclo infinito de negatividade, essa é a verdade. Em vista de tudo que tem acontecido nos últimos anos, a exemplo das tragédias recentes, cada hora surge um novo obstáculo pra testar a sanidade e a força de vontade do Ser humano.
É exatamente por isso que é hora de refletir sobre reclamar e criticar, e começar a questionar qual é a nossa responsabilidade em todo processo. Reclamar em geral é insistir que os outros mudem para que não tenhamos que enfrentar a mudança. A crítica por sua vez é uma forma de evitar reconhecer nossas fragilidades e tentar diminuir a luz do outro, atacando.
Será que num ano onde tantos já tem sofrido, ainda temos tempo pra isso? Se alguém nos causa mal, é porque em alguma medida permitimos. Se permanecemos em local tóxico, é porque em certa medida escolhemos. Ressalto, por óbvio, que nem sempre as escolhas são claras ou estão disponíveis a todos. Mas, em grande parte, todos temos o livre arbítrio.
Este ano veio como um verdadeiro chacoalhão. Meio a tantas vítimas, somos chamados a nos tornar responsáveis pela própria vida e nossas escolhas. Antes de reclamar e criticar, pergunte-se se você tem feito a sua parte. Já vivemos a época do “sujo falando do mal lavado” e isso não nos trouxe muito longe. Queremos aprender que não precisamos colocar os outros pra baixo para que possamos nos destacar – este é o caminho.
Queremos viver a realidade em que o brilho do outro é motivo de orgulho. Ninguém vai vir salvar nós brasileiros senão nós mesmos. Se cada um não se tornar o herói da sua própria jornada, é bem capaz que outros vão continuar dirigindo a nossa vida. E isso meus amigos, é uma prisão.
O quanto antes nos libertarmos da opinião alheia, mais cedo conheceremos a vida de verdade, que faz sentido. Opinião alheia envolve tanto querer falar da vida do outro, bem como ficar buscando a aprovação de terceiros. Se você se preocupa demais com a vida dos outros, é porque anda se preocupando “de menos” com a própria vida. Aqui, outro destaque, para aqueles que cuidam de outras pessoas sem receber nada em troca.
“Nada” por sinal é figura de linguagem. Na equação da vida quem “faz o bem sem olhar a quem” já começou a construir o Brasil do Futuro no presente. Pra quem reclama e critica os outros, é hora de parar. Seja exemplo e deixe que suas atitudes falem por você.
Texto originalmente publicado em: https://www.folhavitoria.com.br/geral/blogs/bem-pensado/2020/08/05/reclama-e-critica/